Capela das Velas

Por que se acende velas no Santuário?

No Santuário das Almas, perto do estacionamento, temos um amplo espaço onde pode-se acender velas em memória dos nossos falecidos.  O costume de se utilizar a pequena chama da vela é um costume muito antigo. No início, as velas eram utilizadas simplesmente para iluminar o ambiente onde se rezava. No judaísmo, que é justamente de onde nossa fé encontra suas raízes, até hoje permanece o costume de acender velas no pôr do sol da sexta-feira, que para eles marca o início do sábado, dia de descanso em honra do Senhor. Escurecia, precisavam de luz para a oração, por isso acendiam velas. Com o passar do tempo, essa prática foi tomando outros significados, simbolizando que Deus, através dos seus mandamentos, nos tira da escuridão. Quem caminha numa casa com as lâmpadas apagadas, tropeça e pode até se machucar. Uma planta, se colocada num ambiente escuro, pouco a pouco morre. Se há luz, então, tudo vai melhor. Na vida, sem Deus, tropeçamos e caímos. Com ele, enxergamos direito, há luz, há calor, há vida. 

Os primeiros cristãos, portanto, tiveram contato com esse costume, visto que muitos vinham do judaísmo. Os discípulos de Jesus o ouviram dizer que Ele mesmo era a “Luz do Mundo” (Jo 8, 12). Entenderam que somente ouvindo e praticando o que Jesus ensinou poderiam acertar os caminhos nesta vida. Ele é a Luz, e se nós o imitamos, se procuramos viver como ele viveu, se amamos como ele amou, nós também nos tornamos luz na vida dos outros. Aliás, Jesus mesmo disse: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13).

Os primeiros cristãos, logo depois da Ressurreição de Jesus, foram terrivelmente perseguidos. Começaram, então, a se reunir à noite, pelas casas e nos cemitérios subterrâneos na cidade de Roma. Era escuro, precisavam de acender velas. Mas sempre que as acendiam lembravam das palavras de Jesus a respeito da luz. Mesmo nas trevas da perseguição, entendiam que tinham luz e coragem porque estavam com Cristo. Essa fé era luz para os outros que também estavam sendo perseguidos. Sua coragem era como uma chama que ia acendendo outras chamas, isto é, muita gente ia se tornando cristão porque via a fé deles e jeito como viviam. E a luz de Cristo ia se espalhando… 

Assim, começou a ficar comum que os cristãos deixassem velas acesas sobre os túmulos daqueles que tinham sido assassinados por causa de sua fé em Jesus Ressuscitado. Aqueles que tinham já partido, mesmo não estando mais fisicamente entre eles, continuavam a ser luz, porque eram exemplo de vida. Mesmo no sofrimento não deixaram a chama da fé apagar. Mesmo tendo partido, continuavam a iluminar os que ainda estavam na luta da vida. 

Além disso, a chama daquelas velas testemunhava a fé dos primeiros cristãos naquele que é a Luz do Mundo, Jesus Cristo Ressuscitado. Aquelas pessoas que estavam ali sepultadas eram discípulos do Deus da Luz. Eles não eram filhos das trevas. Quem é bom, resplandece até após a morte. E acreditando nas palavras de Jesus que nos prometeu que também nós ressuscitaremos, aquelas velas acesas eram uma oração silenciosa dizendo: “Nós cremos na vida eterna!”.

No Santuário das Almas continuamos essa tradição de séculos. Não se trata de superstição, mas, com os primeiros cristãos, reafirmamos nossa fé em Cristo Luz do Mundo e o nosso empenho de nós também tentarmos ser luz para os demais. Frente às velas que acendemos lembrando dos nossos falecidos, lembramos de todo bem que fizeram, de toda luz que espalharam, e pedimos a Deus que os acolha no seu Reino. 

Assim, não nos cansamos de repetir: Nós cremos na luz que vende as trevas, nós cremos na vida eterna. E pelos nossos falecidos rezamos: Dai-lhes, Senhor, a luz eterna e brilhe para eles a vossa luz!

Acenda a sua vela aqui

Você sabia que a partir de agora, mesmo não estando em nosso Santuário, você poderá acender as suas velas aqui?
É isso mesmo, v
eja como funciona:

Funciona da seguinte maneira:

De qualquer lugar do país, você poderá entrar em contato com o Santuário pelo WhatsApp, solicitar a quantidade e o tamanho das velas que gostaria.
Você escolhe a quantidade e qual vela deseja, faz a sua colaboração e nós as acenderemos para você. Fácil, não é?
Na sequência, você receberá a foto da sua vela sendo acesa e, por ela, você estará em sintonia de oração conosco.

Para maiores informações entre em contato pelo WhatsApp (11) 3228-9988.

Vela de 7 dias

Perguntas Frequentes:

Sim, claro. É a mesma situação quando pedimos a alguém que reze por nós. Às vezes é um parente ou amigo que mora em outra cidade. Nós temos a certeza de que aquela pessoa rezará por mim a partir daquele meu pedido. Assim, nós, daqui do Santuário, assumimos o compromisso de rezar por você e pelas suas intenções e tem a mesma validade como se você estivesse aqui presente.

Sim, a vela ficará acesa até o final e nós enviaremos foto do acendimento da sua vela. O nosso compromisso é sagrado. Não se interrompe um pedido ou uma intenção de alguém. Sua vela estará lá, na mesa de acendimento, sendo acesa com todo respeito pelas suas intenções.

Não. Você faz a colaboração pelo custo das velas apenas, nada mais por isso.
Oração não se paga. É dom gratuito de Deus.

Não há limite. Aqui no Santuário é tradição, ao longo de todo o dia, na segunda-feira, centenas de fiéis acenderem com carinho as suas velas. Por isso, você pode escolher quando quer que a sua vela seja acesa.
É só entrar em contato conosco.

Toda a colaboração é sempre vista para as melhorias e conservação do Santuário, para a formação dos futuros padres e para manter os padres que estão em missão. Por isso, nós do Santuário, temos várias maneiras de manter esse lugar e suas obras. Temos a Arquiconfraria, as lajotas e as doações que, generosamente, os nossos fiéis nos enviam.
Conheça um pouco mais do Santuário das Almas, navegando pelo nosso site.