Lajotas

Por que, nas paredes do Santuário, são colocadas lajotinhas com os nomes de pessoas falecidas?

Sendo pároco o Pe. Adão Bombach, MSC, que esteve à frente da paróquia entre os anos de 1962 e 1968, havia muita dificuldade financeira para concluir o acabamento do Santuário. Considerando a piedade do povo, que procurava mais e mais esta igreja para rezar pelos falecidos e recordando o costume de alguns lugares na Europa (Pe. Adão era holandês), de se fixar nas paredes dos santuários placas de agradecimento por graças alcançadas, teve-se a ideia de se oferecer aos fiéis, mediante uma colaboração em dinheiro para o acabamento das obras da igreja, a possibilidade de deixar no templo registrado o nome do falecido por quem se desejava rezar. Da parte da igreja, ficava o compromisso de que todas as missas rezadas no Santuário seriam nas intenções dos falecidos cujos nomes estavam escritos nas paredes. Foi um sucesso instantâneo! Assim se honravam os falecidos e se lhes prestava a caridade de rezar pelo seu descanso eterno e se puderam concluir as obras do acabamento da igreja.

O costume ainda perdura e ainda é possível colocar os nomes dos falecidos nas paredes do Santuário, entretanto, não mais dentro da igreja, dado que foi prometido aos familiares daquelas pessoas que os nomes que ali foram colocados permaneceriam para sempre lá. Os novos nomes agora são colocados na capela das velas por um período de dez anos, e por esses nomes são oferecidas todas as missas que são rezadas no Santuário das Almas.

Até hoje pode-se ver, não raras vezes, pessoas de já bastante idade que vêm ao Santuário e rezam diante da plaquinha com o nome daquele falecido que ficou enterrado lá longe, em outro país, como se naquele gesto a pessoa pudesse revisitar aqueles lugares onde cresceu e viveu com sua família. O Santuário das Almas, assim, cumpre seu papel de ser o Coração de Jesus para essas pessoas, que mesmo chegando aqui cansadas e entristecidas, acham repouso seguro no Coração de Deus.

Gostaria de adquirir uma lajota?

Ainda hoje é possível colocar novos nomes nas lajotinhas.
Caso você queira saber mais informações, entre em contato conosco!