19/03/2021 09:41

3 Ensinamentos de São José

Santa Teresa d’Ávila, Doutora em oração dizia: “Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome ao glorioso São José por mestre e não errará no caminho”. Mestre é aquele que ensina por excelência, e aqui vemos a Santa Doutora exaltar São José como um mestre que ensina aquilo que é tão importante para a vida como o próprio respirar: a oração.

Hoje vamos conhecer 3 ensinamentos do glorioso São José!

  1. Silêncio

Não teria como não começar com este ensinamento. Apesar da sua importância verdadeira no Plano de Salvação de Deus, não temos conhecimento de nenhuma palavra que saiu da boca de José. Sim, a Bíblia não conta nenhuma fala sua. Mas, este é exatamente o ponto chave da reflexão pois, São José, diferentemente da maioria dos mestres, tem algo a ensinar-nos não tanto com suas palavras, mas justamente com seu silêncio.

Federico Suárez Verdeguer escreveu em “José, esposo de Maria”: “Não se fala quando se está imerso na contemplação do divino, quando a grandeza do que se está a contemplar é tal que qualquer palavra se torna trivial, uma vez que o acontecimento ultrapassa completamente a pessoa e o que ela pode dizer”.

Silenciar não é fácil, mas se torna natural quando passamos a viver imersos na contemplação do Divino a exemplo de São José.

 

  1. O justo vive pela fé

Na carta de São Paulo aos Romanos, ele escreve: “O justo viverá pela fé” (Rm 1, 17). Apesar de não ter conhecido São José pessoalmente, São Paulo escreveu algo que o define perfeitamente.

A Palavra de Deus não deixa de lembrar que José é um homem justo: “José, seu esposo, que era justo, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente." (Mt 1, 19)

É nessa passagem que vemos brilhar a justiça em São José. José não era um homem que vivia de opiniões, fofocas ou julgamentos, ele vivia pela fé. Ao escolher rejeitar Maria ao invés de denunciá-la e difamá-la São José nos ensina que: o justo nunca julga sem saber.

Vivendo pela fé, José ainda foi surpreendido por Deus em sonho quando lhe foi revelado que Maria carregava o Messias no ventre. De fato, quem confia no Senhor nunca se arrepende.

  1. Proteção

Existe uma oração que reza:

“São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida. feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé; sete dores e sete alegrias resumem tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites. Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém”.

São José nos ensina que quem ama protege. É nosso dever então proteger e zelar pela nossa salvação, pureza e amor a Deus!

 

São José, rogai por nós!