06/12/2018 16:48

Capela das Velas

No Santuário das Almas há uma capela, chamada Capela das Velas ou da Ressureição.

Ali as velas são acendidas quando um ente querido falece, para simbolizar a vida que continua- eterna. A chama da vela que sobe representa um convite para viver as coisas do alto, praticar a vontade de Deus e dar a dimensão da vida eterna. Também significa o nosso dever de espalhar o que vivemos e o que aprendemos na experiência e relação com Deus.

É a mesma chama, mesma luz que o batizado recebeu, no dia de seu batismo, por seus padrinhos.

Na Capela, são colocadas também lajotas, com os nomes das pessoas falecidas, nos painéis das paredes internas. A lajotinha, na sua aparência, não é mais do que uma peça de cerâmica, mas o fato de ocupar lugar nas paredes do Santuário das Almas lhe dá um sentido especial.

Por meio das lajotas, os fiéis desejam perpetuar a lembrança de parentes e amigos falecidos, expressar consideração e afeto. Além disso, os nomes ali, tem a finalidade de se tornarem intenções das orações dos fiéis que passam pelo Santuário, que rezam em sufrágio das almas, para que sejam contempladas com a misericórdia de Deus Pai e para que recebam o perdão das faltas cometidas em vida.
Os devotos manifestam a esperança de que os mortos para este mundo, mencionados nos painéis das lajotas, tenham os seus nomes inscritos no livro da vida e que encontrem a indivisível felicidade no céu, no pleno gozo do amor de Deus, na companhia da Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos.

O lugar mais importante no recinto do Santuário das Almas – é o altar-mor com tabernáculo, em que Jesus Cristo está realmente presente, através da Eucaristia. Ele que é o Salvador, a luz, a alegria e o conforto de que precisamos. É Deus presente no meio de seu povo.

Quando inscrevemos nas paredes do Santuário das Almas os nomes de entes queridos, mostramos que acreditamos que hoje no céu esses entes vivem uma união intensa e perfeita com Cristo, na intimidade do Pai e junto com muitos irmãos na fé.         

Aqui no Santuário das Almas você tem a oportunidade de adquirir a sua vela e acendê-la na capela, além de adquirir também sua lajota e assim recordar as memórias de um ente e também rogar a Deus por sua alma!

 

Por Adora Comunicação