26/03/2021 11:49

Como bem viver a semana Santa?

Olá, irmãos, entramos na Semana Santa onde a Igreja nos convida à penitência, à conversão e ao jejum. São às três obras quaresmais que nos foram apontadas no início desse tempo litúrgico, mas que nessa semana é essencial para bem vivê-la. Esse é o tempo favorável para ver como temos caminhado e ver como intensificar nesta semana a nossa caminhada para a Páscoa do Senhor. 

Uma pergunta importante que se deve fazer no início dessa semana é qual caminho eu estou seguindo? Será um caminho de perdição, de pecado ou um caminho de salvação onde no final eu encontro a Misericórdia Divina de Cristo Ressuscitado? 

Após esse exame de consciência é preciso fazer uma boa Confissão para poder celebrar dignamente os santos mistérios desta Grande Semana. Nós católicos devemos celebrá-la com profundo respeito, meditação, oração e contemplação do grande mistério de amor de Deus por nós. 

O Domingo de Ramos abre por excelência a semana maior da Igreja, neste dia celebramos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, onde aquele povo o aclama e o acolhe com cantos e louvores ao rei. A segunda, terça e quarta é dedicada à oração e reflexão, nesses dias rezem por aqueles que sofrem perseguições religiosas, pelos doentes, e por todos aqueles que ainda não enxergaram em Cristo o caminho para a salvação. 

Na Quinta feira Santa, se abre o que é chamado de Tríduo Pascal e é o dia que se é celebrado a última Ceia do Senhor, onde Jesus nos manifesta o amor através do gesto de lavar os pés dos discípulos. E neste dia Jesus oferece seu corpo e sangue em espécie de Pão e Vinho para que, aquele que o beber e comer sempre tenha parte com Ele. A Quinta-feira Santa é o dia propício para termos consciência de qual caminho queremos tomar e contemplar o grande mistério de amor de Jesus para conosco. 

A Sexta feira Santa é o dia em que a Igreja faz silêncio e contempla o Cristo crucificado, de onde vem a nossa salvação. É o dia de nos ajoelharmos diante da cruz e ficarmos em silêncio. De refletir e pedir perdão pelas vezes que crucificamos os nossos irmãos. É o dia de refletirmos as inúmeras vezes que desistimos de um propósito por causa de uma situação difícil, a pergunta desse dia é: e se Jesus desistisse de seu destino? Devemos olhar para o Cristo que em todo o seu caminho ao Calvário foi chutado, espancado, humilhado, entre várias outras coisas ruins, mas que em nenhum momento desistiu de seu propósito que era trazer a salvação ao povo de Deus. 

O Sábado Santo é o dia onde devemos nos silenciar das palavras, mas deixar o nosso coração falar os gestos de amor e perdão. Neste dia devemos contemplar a morte com os olhos da fé, com muita esperança e amor. E o Domingo de Páscoa é o dia de proclamar para todos que Jesus Cristo venceu a morte e ressuscitou assim como diz a profecia que o filho do homem retornará após três dias de sua morte. Neste dia devemos abandonar o homem velho e com “novas vestes” se tornar um homem novo em Cristo. 

Uma feliz e abençoada Semana Santa a todos!