25/01/2021 08:47

Conversão de São Paulo

É impossível negar que a conversão de São Paulo foi extremamente importante para a Igreja. De perseguidor, Paulo tornou-se grande apostolo de Cristo, e a sua conversão recebeu uma memória especial dentro da Liturgia da Igreja. Por isso, no dia 25 de janeiro temos a alegria de celebrar a Conversão de São Paulo!

Paulo nasceu em Tarso, judeu de nação e pertencente a tribo de Benjamim. Tarso era um município de Roma, por isso, Paulo também recebeu o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus, e como Paulo cresceu nesse ambiente, tornando-se também um fariseu.

Antes de ser chamado de Paulo, ele tinha como nome “Saulo”. De fato, Saulo buscava conhecer e colocar a lei em prática, mas o seu coração estava afastado da verdade. Dessa forma, ele se tornou um temível inimigo dos cristãos, tanto que se tornou um dos seus maiores perseguidores.

Mas, o Nosso Senhor veio para salvar a todos. Jesus rezou por aqueles que o crucificaram durante a sua Dolorosa Paixão, e também foi o encontro daquele que o perseguia com tanto ardor. No capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos podemos ver como esse encontro aconteceu: “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'”.

Depois disso, Paulo foi ao encontro de Ananias e foi batizado, tornou-se cristão e um grande apóstolo! De Saulo, tornou-se Paulo, uma das colunas da nossa Igreja junto com São Pedro, e é hoje modelo para todos os cristãos.

Que a exemplo de São Paulo e por sua intercessão, possamos nos entregar a Jesus de todo o coração!

São Paulo, rogai por nós!