Conversão de São Paulo: a revolução que Jesus trouxe à vida de São Paulo!

Entendemos a palavra ‘conversão’ como o ato de converter-se, como uma transformação, mudança de ponto de vista ou de religião, mudança de direção. Hoje, ao nos recordarmos do momento da conversão de São Paulo, refletimos também sobre a ação transformadora do Senhor!

 

Paulo era um homem judeu que vivia as tradições de sua religião. Ele era fiel a Deus, e, empenhando-se no conhecimento da lei, ele estudou em Jerusalém na escola de Gamaliel. Lá, se deparou com o Cristianismo, e, por acreditar que era uma seita, tornou-se inimigo dos seguidores de Cristo.

 

Colocando-se a serviço do império romano, acreditando que estava seguindo as leis judaicas, recebeu a liberdade para perseguir, prender e matar todos aqueles que acreditavam no Evangelho e professavam a fé em Jesus.

 

É nesse contexto que o santo vive o momento mais marcante de sua vida. À caminho de Damasco, Paulo tem a experiência de um encontro pessoal com o Ressuscitado! Em Atos dos Apóstolos, Lucas descreve o momento: 

 

“Durante a viagem, estando já perto de Damas­co, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Saulo disse: “Quem és, Senhor?” Respondeu ele: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão”. Então, trêmulo e atônito, disse ele: “Senhor, que queres que eu faça?”. Respondeu-lhe o Senhor: “Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer”. Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada.(At 9, 3-8).

 

Paulo passou três dias sem ver, sem comer ou beber, até o momento em que Ananias, o homem escolhido por Deus para a ocasião, impôs-lhe as mãos e disse que foi enviado por Ele para que o santo recuperasse a vista e ficasse cheio do Espírito Santo. Caíram as escamas dos olhos do santo e ele pôde ser batizado.

 

Paulo, antes de sua conversão, chamado de Saulo, passou imediatamente  a proclamar que Jesus é filho de Deus! Antes perseguidor dos cristãos e depois fiel seguidor de Cristo, no santo podemos ver o quanto a graça do Senhor é transformadora. 

 

O Espírito Santo agiu no coração e na vida de Paulo, que já não podia mais viver sem anunciar o Evangelho, testemunhar a Salvação. Então celebrar a conversão de São Paulo é reconhecer o chamado à conversão e à missão que o Senhor tem para cada um de nós!