Dia de Finados! Qual a importância do dia para nossa fé?

No segundo dia de novembro somos convidados pela tradição católica a nos recordarmos dos fiéis cristãos falecidos! Aqueles que morreram na esperança da Vida Eterna diante de Deus.

É um dia essencial para nossa fé, no qual somos chamados a interceder por aqueles que já se foram, por todos os parentes, amigos e as almas que morreram e alcançaram o purgatório.

No dia de Finados testemunhamos a comunhão dos santos, a união das três Igrejas que é na verdade uma só. Nós, como Igreja Militante (na Terra) em união com a Igreja Triunfante (no Céu), olhamos para a Igreja Padecente, aquela que se encontra no purgatório, que já alcançaram a salvação mas passam por um momento de purificação de todos os pecados para poderem entrar no Paraíso.

É muito importante que tomemos esse dia como uma chance de nos recordarmos dos ensinamentos de Jesus e da Igreja sobre a morte. Enquanto muitos temem a morte, nós católicos não podemos nos deixar ser levados por esse medo.

Nós não precisamos temer a morte pois sabemos que na morte de Cruz, Jesus venceu a morte, nos deu a certeza da Ressureição. Compreendemos que a morte não é o fim, que não passa de uma passagem. Como Santo Agostinho nos diz: “A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do Caminho.”

O santo continua, e diz: “Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.”. Nos lembrarmos daqueles que já se foram pode muitas vezes nos trazer tristeza e saudades, mas que não deixemos esses sentimentos nos afastar do real sentido da festa, da alegria contida na esperança de estar com Ele por toda a eternidade.

Que possamos especialmente neste dia, então, interceder com fé e carinho por todos aqueles que já se foram, e nos lembrarmos de constantemente rezar por eles. Que, ainda, não nos esqueçamos da alegria de sermos católicos e professar com fé que cremos na Ressureição e na Vida Eterna!