Entendendo o Purgatório

Não é segredo que a comunidade Santuário das Almas tem devoção especial às almas do purgatório. Essa tradição está ligada ao fato dos Missionários do Sagrado Coração serem a Congregação Religiosa do Santuário. Ou seja, pautados na mensagem deixada por Jesus, à Santa Margarida, sobre a importância da oração pelos falecidos, nosso carisma envolve a devoção às almas. 

 

Segundo o Catecismo da Igreja Católica (1024), “[…] O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de felicidade suprema e definitiva” Com isso, as almas do purgatório são nossas amigas, pois intercedemos para que elas estejam logo nos braços do Pai, e elas intercedem por nossa conversão e santidade, diante da Santíssima Trindade. 

 

Portanto, o purgatório é uma obra da imensa misericórdia do Pai, que nos deseja ao Teu lado. Quem morre na amizade de Deus, mas não está completamente purificado de seus pecados, recebe a oportunidade de purificar-se, para adentrar ao Reino dos Céus com alegria e a santidade necessária. 

 

“No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe, antes do juízo, um fogo purificador, de fato, aquele que é a Verdade afirma: ‘a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir’ (Mt 12, 32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro” – Catecismo (1031)

 

O Reino dos Céus é uma certeza para aqueles que estão no purgatório, as almas encontraram paz ao lado de Deus, ao contrário dos condenados. 

 

“O purgatório é uma misericórdia de Deus, para limpar os defeitos daqueles que desejam identificar-se com Ele” (Sulco, 878)

 

Concluindo, entendemos a importância e o peso de interceder pelos nossos amigos que estão no processo de purificação. Através dessa devoção, contribuímos para que nossos entes queridos e irmãos estejam na presença do Senhor, e concluam seu processo de purificação. 

 

“Em virtude da comunhão dos santos, os fiéis peregrinos nesta terra podem ajudar as almas do purgatório, oferecendo por elas orações de sufrágio, em particular o Sacrifício eucarístico, mas também esmolas, indulgências e obras de penitência” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n. 211)

 

Não deixemos de voltar nossas intenções às almas, em nossa Novena Perpétua!