Exame de Consciência

Ao decidir por uma vida cristã, pautada nos ensinamentos de Cristo, nos tornamos conscientes da existência do pecado. Por nossa essência humana, é certo que durante nossa caminhada iremos pecar, cair e precisar da misericórdia divina. 

 

É através do pecado que o Pai demonstra Sua grandeza, pois além de ser maior que o erro, Ele nos concede a oportunidade de recomeçar em Sua graça, nos tornando novos homens e mulheres. Através da misericórdia, o pecado não nos define. 

 

E por isso, o Sacramento da Confissão é tão essencial na vida de um cristão. Através dele, nossos pecados são perdoados, e nosso Pai nos dá mais uma chance de sermos santos. 

 

Tendo isso em vista, você sabe se preparar para uma boa confissão? Para viver o sacramento, de corpo e alma, o exame de consciência é indispensável! É através dele que nos reconhecemos pecadores e identificamos cada um dos pecados cometidos. Por isso, a importância de um exame de consciência bem feito. 

 

Mas, sobre o que precisamos refletir? 

 

É importante lembrar de todos os nossos pecados e falhas, de todas as vezes que fomos contra a vontade de Deus e escolhemos pelas coisas da carne. Aqui estão algumas perguntas que te auxiliarão nesse caminho mental: 

 

1- Neguei ou abandonei a minha fé? 

2- Fui impaciente, fiquei irritado ou fui invejoso?

3- Faltei voluntariamente à Missa nos domingos ou dias de preceito?

4- Falei mal dos outros, transformando o assunto em fofoca?

5- Trabalho de modo desordenado, ocupando tempo e energias que deveria dedicar à minha família e aos amigos?

6- Cedi à preguiça? Preferi a comodidade ao invés do serviço aos demais?

7- Descuidei a minha responsabilidade de aproximar de Deus os outros, com o meu exemplo e a minha palavra?

8- Guardei ressentimentos ou relutei em perdoar?

 

Outra prática que também ajuda é anotar os pecados, para que não nos esqueçamos de nenhum diante do padre. E após confessados, rasgamos esse papel, dando adeus a pessoa velha que costumávamos ser. 

 

Que possamos entender, a misericórdia de Deus nos alcança! Não porque merecemos, não por nosso arrependimento, mas porque o Pai nos ama de tal maneira que nos concede esse privilégio. Reconheçamos então a felicidade que é ter a oportunidade do recomeço. 

 

Boa confissão!