Início do mês vocacional!

No mês de agosto, nós, como Igreja, nos recordamos das vocações. Elas, que são tão importantes para a nossa vida como católicos e nos aproximam de Deus, quando aceitamos Seu chamado para a nossa vida.

Quando falamos sobre vocações, é importante que saibamos que o primeiro chamado que temos é à vida cristã. As vocações são apenas um meio que nos une a Jesus e ao seu Santo Coração — um caminho proposto por Ele para que nos aproximemos dEle.

Reconheçamos também que não somos nós que escolhemos o nosso chamado, segui-lo é uma prova de obediência a Deus. Deixando nossas vontades de lado para fazer os sonhos do Senhor, estando dispostos a servi-lo da forma que Ele achar melhor para nós, descobrindo o lugar que Ele tem para cada um no mundo.

Neste mês a Igreja trata sobre esse tema de maneira individual! Em cada domingo refletimos sobre cada uma das vocações:

• No primeiro, a vocação sacerdotal (celebramos também a diaconal) considerando que no dia 4 celebramos o dia do padre, por ser o dia do padroeiro, São João Maria Vianney e no dia 10 de São Lourenço, padroeiro dos diáconos.

• No segundo domingo nos lembramos do chamado à família, já que temos o dia dos pais no dia 8;

• No terceiro da vocação à vida consagrada, todos aqueles que consagraram suas vidas à Deus, é celebrado neste dia por causa da solenidade da Assunção de Maria, que é dia 15.

• No último domingo recordamos as vocações leigas, e celebramos também o dia do catequista.

Que possamos, então, rezar por todos os que já descobriram as suas vocações, para que possam vivê-las de uma forma que agrada ao Senhor, e persistir nelas.

Rezemos também por aqueles que ainda estão no processo de discernimento, para que perseverem na vida cristã e na escuta, com paciência e amor à Deus.