Medidas práticas para praticar o bem ao próximo neste Dia da Caridade

Em sua Epístola, São Tiago nos mostra a necessidade de uma fé verdadeira, de ações concretas, ao dizer que “a fé sem obras é morta”. É por esse motivo que nesse Dia da Caridade (19 de julho de 2021) é necessário que tomemos medidas práticas para praticar o bem ao próximo. É importante que tenhamos a humildade de servir aos outros como um ato de amor.

Existem diversas maneiras de fazer isso! Através de doações de comidas ou agasalhos nos meses mais frios. Quando doamos de coração, mesmo que para nós pareça “pouco”, o Senhor vê o nosso amor! Doar o próprio tempo, através de trabalhos voluntários em centros sociais e em paróquias, é também uma obra de solidariedade. Mas não nos limitemos a ajudar apenas em nossas paróquias, olhemos também por aqueles que estão nas ruas e precisam do nosso olhar!

Em nossas casas, podemos ser bondosos e pacientes com aqueles que convivemos, demonstrando amor a eles através de atos e palavras, mesmo que seja uma simples palavra de motivação ou um favor pequeno! É essencial que entendamos que precisamos ser caridosos com eles para que possamos viver a santidade em nossas vidas cotidianas.

Mas a caridade não se limita a isso, escutar alguém que precisa de apoio e fazer atos de serviço aos que estão à sua volta é uma doação de si que agrada ao Senhor. Da mesma forma, cuidar da própria saúde e consequentemente da dos outros é uma demonstração de altruísmo, ainda mais no tempo em que vivemos.