23/10/2019 10:12

O DIA DE FINADOS está chegando- 80 anos do Santuário das Almas

Em 08 de Dezembro de 1939, no bairro então conhecido como Ponte Pequena, às margens do Rio Tietê, foi erigida a Paróquia de São Sebastião. Você a conhece? Não? Pois saiba que estamos falando justamente de nosso tão conhecido Santuário das Almas! Pois é. Nossa Paróquia, antigamente, tinha outro padroeiro!

O padroeiro era São Sebastião. Entretanto, já em novembro de 1943, o Pe. Jerônimo Vermin MSC, o primeiro pároco, deixa anotado que existia na paróquia uma enorme devoção às Almas do Purgatório, e eram feitas listas especiais com nomes de falecidos, para que todos pudessem participar, principalmente as pessoas menos favorecidas pela sorte material.

Passado o tempo e sendo pároco o Pe. Cornélio Van de Made, MSC para se levar avante a obra, conforme o Espírito e o Carisma dos Missionários do Sagrado Coração, fundou-se aqui a “Arquiconfraria do Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas”, canonicamente ereta no dia 28 de fevereiro de 1951.

Devido à grande procura, nesse tempo começaram a ser celebradas missas em sufrágio das almas às 9 horas, no dia 2 de cada mês, e, à noite, iniciava-se a novena “De Profundis”, concluída sempre no dia 10, às 16 horas. Por conta dessa forte devoção é que em 25 de junho de 1954, atendendo ao pedido do Cardeal Motta, a Sagrada Congregação dos Ritos de Roma despachou o documento mudando Padroeiro da Igreja da Ponte Pequena: Era “São Sebastião”, passou a ser “Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas”, dada a grande procura dos fieis pelas orações pelas Almas do Purgatório.

8 de dezembro de 1939. O tempo passou e, neste ano, comemoramos 80 anos da criação de nossa Paróquia! Louvado seja Deus! Quanta história e quantas bênçãos!

Estamos chegando ao mês de novembro. Para nós o dia 2/11, dia de Finados, é sempre um dia de muito movimento e fé. Neste ano não será diferente! Como de costume, teremos missa de hora em hora, começando às 6h00 e tendo a última celebração às 19h30. São, ao todo, 14 missas celebradas em sufrágio das Almas! Além disso, ao longo de todo o dia haverá padres disponíveis para o atendimento de confissões e religiosos para rezar com você e pedir a Deus que te abençoe, de maneira individual na capela das velas de nosso Santuário.

Sendo esse o Dia de Finados do ano em que comemoramos 80 anos, também teremos a ocasião de ver uma pequena exposição de fotos e testemunhos em nossa capela de velas a respeito da história desta nossa Igreja, tão querida e conhecida em São Paulo e também fora desta grande cidade.

80 anos não são 80 dias! Que venham muitos anos mais, e que Deus nos conceda a graça de continuar sendo um verdadeiro Santuário, lugar santo dedicado ao Coração de Jesus e à oração pelas Almas.

Santuário das Almas: 80 anos levando Deus ao coração da cidade e levando a cidade ao Coração de Deus.

Confira nossa programação completa: