18/03/2020 09:03

Oração a São Cirilo de Jerusalém

Hoje celebramos a memória de São Cirilo de Jerusalém, junto com toda a Igreja.
Este grande santo é um forte exemplo de alguém que ofertou sua vida para bem formar o povo de Deus, na verdade e no amor.
No ano 348, Padre Cirilo foi sagrado bispo de Jerusalém.

Ele exerceu o cargo durante quase trinta e cinco anos. Porém, dezesseis desses anos foram vividos no exílio, em três momentos diferentes.
Mas o trabalho missionário, catequético e doutrinário de São Cirilo resistiu a todas essas provações e chegou até os dias de hoje.

Ele tinha um dom especial de ensinar o Evangelho, e fazia isso como poucos. No começo de seu ministério episcopal ele era o responsável pela preparação dos catecúmenos, ou seja, dos adultos convertidos, que seriam batizados.


Além disso, ressaltava a preciosidade que é a Eucaristia, com zelo e decisão: “Hoje, nesse mundo onde a fila dos que comungam aumenta a cada dia, mas é cada vez menor a fila dos que se comprometem com a justiça e a fraternidade, São Cirilo que muito se preocupou com a preparação para a primeira comunhão, nos convida a rever nossa catequese e nosso conceito de Eucaristia. Eucaristia, mais que privilégio, é compromisso com Deus e com o irmão por causa de Deus. Assim como ninguém pode amar a Deus que não vê, se não ama o irmão que vê, ninguém pode comungar o Corpo de Cristo, se não estiver disposto a comungar o corpo do irmão.” (Santidade Ontem e Hoje -2005).


Peçamos a intercessão de São Cirilo, para que sejamos fiéis ao chamado de Deus e nos decidamos a cada dia por Ele!
Rezemos, juntos:


“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Cirilo de Jerusalém,
Concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina,
E a proclamemos em nossas ações.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!”