26/11/2019 09:35

Qual o significado da Coroa do Advento?

Em preparação para o Natal do Senhor, a Santa Igreja nos convida a viver o tempo do Advento: um tempo de preparação para a chegada do Salvador!

 

A palavra Advento é de origem latina e quer dizer chegada. É o tempo em que nós, cristãos, nos preparamos para a vinda de Jesus Cristo, nosso Senhor.

O tempo do Advento abrange quatro semanas e entre suas decorações, encontramos uma espécie de coroa, com uma guirlanda e quatro velas- profunda em significado!

O seu uso começou em 1839, por iniciativa de um pastor chamado Johann Wichern. Ele cuidava de uma casa de auxílio social a crianças pobres. Nas proximidades do Natal, as crianças, ansiosas, sempre perguntavam quando era a festividade. Então, para marcar a sua chegada, ele fez uma roda com uma vela para cada dia do Advento, de forma que havia velas pequenas para os dias da semana e quatro maiores para simbolizar o domingo.

Vários pastores começaram a fazer o mesmo em suas comunidades, simplificando o enfeite para quatro velas. Depois, juntou-se a essa ideia a já tradicional guirlanda natalina.

Após algum tempo a Santa Igreja também adotou o seu uso, por estar em sintonia com a fé católica – que tem o tempo litúrgico como tempo sagrado.

Conheçamos mais dos detalhes e significados da coroa do Advento:

 

Guirlanda

As velas são colocadas em uma guirlanda redonda, que representa o amor de Deus que é infinito, assim como em um círculo você não encontra seu início e seu fim.

O círculo não tem começo e nem fim, é símbolo da eternidade de Deus e do reinado eterno do Cristo.

 

Cor verde dos ramos

O verde dos ramos encontrados na coroa do advento é a representação da esperança que é renovada com a vinda do Príncipe da Paz, e o Senhor da Esperança que está para chegar.

 

Fitas

Fita vermelha: representa o testemunho e o amor de Deus que nos envolve por completo e manifesta-se através do Filho de Deus humanado;

Fita Branca: significa a paz que o Menino Deus veio trazer;

Fita Roxa clara ou Rosa: representa a alegria da chegada de Jesus.

 

Velas

A vela sempre teve um significado especial para o homem, sobretudo porque antes de ser descoberta a eletricidade ela era a vitória contra a escuridão da noite. À luz das velas, São Jerônimo traduzia a Bíblia do grego e do hebraico para o latim, nas grutas escuras de Belém onde Jesus nasceu.

Na chama da vela estão presentes as forças da natureza e da vida. Cada vela marca um ano de nossa vida no bolo de aniversário. Para nós cristãos simbolizam a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo.

Com ramos de pinheiro uma coroa com quatro velas prepara os corações para a chegada do Deus Menino.

A Coroa é composta de quatro velas nos seus cantos, presas aos ramos, formando o círculo.

As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo.

Vela 1 – vermelha – que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão.

Vela 2 – verde – acesa com a primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo.

Vela 3 – rosa – acesa com as duas primeiras, representa a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela têm uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro.

Vela 4 – branca – simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça, que o Messias traria.

 

Preparemo-nos para um Santo Natal!