Santa Cecília e a importância de ser o Testemunho Vivo para a evangelização.

Santa Cecília, a padroeira dos músicos, é a santa que tem sua memória litúrgica celebrada no dia de hoje, 22 de novembro. Ao contemplarmos sua vida, enxergamos o profundo amor que tinha por Deus, a ponto de tornar-se mártir da fé!

 

Cecília era de uma nobre família romana, e desde muito nova gostava de estudar música. Era também muito religiosa e fez, secretamente, o voto de virgindade.

 

Quando foi prometida a casamento por seus pais, Cecília precisou compartilhar seu voto com o marido, Valeriano. Ele aceitou sua esposa como cristã e respeitou seu compromisso com a castidade. Foi, ainda, convertido ao cristianismo quando, chegando em casa, viu Cecília rezando com um anjo ao seu lado.

 

Mas na época da santa, os cristão eram perseguidos, e quando as autoridades romanas descobriram a fé de Cecília, ela foi presa com seu marido e cunhado, que também havia sido convertido. Foram julgados mas não negaram sua fé. 

 

No momento em que Cecília foi chamada diante do conselho romano que a julgaria, não negou a sua fé e foi condenada à tortura. Prestes a cumprir sua sentença, falou sobre Jesus e as maravilhas de Deus, o que acabou gerando diversas conversões de soldados que testemunharam o momento.

 

É considerada a padroeira dos músicos porque, ainda que diante da morte, cantou louvores ao Senhor em seus últimos momentos de vida. É uma santa virgem e mártir que verdadeiramente nos ensina a corajosamente testemunhar nossa fé e a louvar ao Senhor a todo o instante, sempre com gratidão!

 

Santa Cecília, rogai por nós!