21/01/2021 09:31

Santa Inês, a jovem mártir da pureza

No dia 21 de janeiro, recordamos a santidade de vida de Santa Inês. Apesar da pouca idade e aparência fraca, Santa Inês é um grande exemplo de fortaleza, coragem, pureza e amor! Continue lendo para conhecer a sua história.

O nome de Inês já diz muito sobre ela, pois significa “pura” em grego. Ela pertenceu a uma família romana e já com pouca idade, demonstrava fascínio pelo Céu. Sendo assim, ainda na infância ela consagrou a sua pureza a Deus através do voto de virgindade.

Acontece, porém, que quando Inês tinha cerca de 12 anos, um jovem rapaz, filho do prefeito, se aproximou dela com a intenção de desposa-la. O rapaz estava, de fato, encantado pela beleza da jovem, mas ele acabou deixando de lado aquilo que tornava Inês ainda mais bela: sua comunhão com Deus. Diante da proposta do filho do prefeito, Inês prontamente se recusou.

Não satisfeito, o jovem denunciou Inês para as autoridades. Na época, reinava o Imperador Diocleciano, perseguidor declarado dos cristãos. No seu Império, quem não negasse a Cristo teria de pagar com a própria vida.

Mesmo diante das torturas do martírio, Inês não teve medo. Tentaram até manchar a sua pureza, mas um Anjo do Senhor a protegia e não permitiu que chegassem até ela. O filho do prefeito, mais irado do que os outros rapazes, ignorando a presença do Anjo ainda tentou alcançar Santa Inês. Em troca de sua ousadia, ele recebeu a morte. Disse Inês ao pai do rapaz: “É que ele quis fazer-me violência, então o meu anjo lhe deu a morte”.

No entanto, Inês rezou pela ressureição daquele jovem, o que de fato aconteceu. O filho do prefeito ressuscitou e saiu gritando por Roma: “Não, não, meus amigos, não há outro Deus que o dos cristãos, todos os deuses que nós adoramos não são mais que demônios que nos enganam e nos arrastam ao inferno”.

Mesmo diante de todos os milagres, aqueles homens não se deixaram convencer e mataram Inês. Nossa santinha perdeu a vida, mas ganhou a coroa da eterna glória no Céu, destinada para aqueles que não se cansam de lutar!

Que através do exemplo e intercessão de Santa Inês, possamos buscar viver um amor cada vez mais puro!

Santa Inês, rogai por nós!