São Francisco de Sales, rogai por nós!

Hoje, dia 24 de janeiro, somos convidados a celebrar a memória de um importante santo e Doutor da Igreja: São Francisco de Sales! Padroeiro dos escritores católicos e jornalista, o santo da doçura é um exemplo para todos nós.

Nascido em 1567 na França, Francisco era o filho mais velho dos Barões de Boisy, e por causa de sua mãe, a condessa, foi educado nos caminhos da fé. Seu mentor, Padre Deage, acompanhou-o por toda a sua vida.

O santo era um homem estudioso, e aos 24 anos se tornou Doutor em Direito na Universidade de Pádua, na Itália. Mas, contrariando as expectativas de sua família, quis tornar-se padre, e com a ajuda do pai foi nomeado capelão da catedral de Genebra.

Fiel devoto de Nossa Senhora, o santo recorreu a ela durante toda a sua vida. Especialmente no momento em que sofreu por ter conhecido a doutrina Calvinista e não conseguir tirar da cabeça a ideia de que seria condenado. Recorrendo à Virgem Maria, com a Oração de São Bernardo, o sentimento de desespero o abandonou.

São Francisco de Sales tornou-se, ainda, bispo de Genebra, lugar onde empenhou-se para a conversão das almas, distribuindo folhetos que refutavam a falsa doutrina calvinista, por esse motivo é o padroeiro dos escritores e jornalistas.

Viveu a santidade, sempre catequizando as crianças e adultos de sua cidade, pregando a todos e até mesmo à família real de Saboia. Fundou uma ordem de clausura monástica, a Ordem da Visitação, com Santa Joana de Chantal.

O santo era um importante escritor, chegando a converter muitos por meio de suas obras. Escreveu o “Tratado do Amor de Deus”  para as irmãs da visitação, no qual escreveu a famosa frase “A medida do amor a Deus é Amá-Lo sem medida”. Redigiu, ainda, a “Introdução à vida devota” (Filotéia).

Chamado de santo da doçura, o santo tinha temperamento colérico e com esforço e o auxílio da graça, soube controlar seus ímpetos de cólera. Faleceu em 1622 com 56 anos, na Festa dos Santos Inocentes, deixando para nós seu exemplo de uma verdadeira vida de santidade.

São Francisco de Sales, rogai por nós!