17/12/2020 10:25

São João Evangelista

No dia 27 de dezembro, a Igreja separa um dia do seu calendário para recordar a memória litúrgica desse grande Santo: São João Evangelista!

O nome “ João” possui um significado muito especial: “Deus é misericordioso”. Seu nome já diz muito sobre si, pois São João soube abrir seu coração completamente à Misericórdia de Deus.

João é Filho de Zebedeu e de Salomé, irmãos de Tiago Maior, os dois irmãos são conhecidos como “filhos do Trovão”. Ele também era pescador, como Pedro e André; nasceu em Betsaida e ocupou um lugar de primeiro plano entre os apóstolos.

Foi ele quem presenciou a Transfiguração do Senhor no Monte Tabor junto com Pedro e Tiago. Também foi João quem reclinou sua cabeça sobre o peito do Mestre Amado durante a Última Ceia, e foi também João que recebeu Nossa Senhora como sua Mãe e toda a sua riqueza aos pés da Cruz do Senhor Jesus. Aliás, ele foi o único discípulo que perseverou no caminho do Calvário, enquanto os outros fugiram de pavor.

Todos esses relatos revelam a grande estima que Jesus possuía por esse discípulo, que era o mais jovem de todos. Apesar da pouca idade, João soube muito bem escutar a voz do Pastor e segui-la.

Em seus últimos dias, São João também escreveu sobre os Últimos Tempos. Foi desterrado em Patmos — condenado por ter dado testemunho de Cristo — que São João encerra a sua vida e escreve o Livro do Apocalipse.

Diferente dos outros apóstolos, São João foi o único que não morreu pelo martírio, mas isso não significa que em sua vida, o discípulo não tenha assumido a Imagem e Semelhança do Mestre. Muito pelo contrário, ele bem soube como assumir a sua cruz e confiar a sua miséria ao Redentor da Humanidade: Nosso Senhor Jesus Cristo.

São João Evangelista, rogai por nós!