01/05/2021 09:00

São José Operário

Neste dia em que recordamos a intercessão de São José a todos os trabalhadores, uma reflexão acerca da importância da santificação do trabalho, da aceitação dos dons de Deus e do cumprimento fiel de nosso ofício, se fazem extremamente necessários! 

O Papa Emérito Bento XVI, ao tratar sobre a vida de São José e sua relevância para a vivência cristã do trabalho, disse: “O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou”.

Qual a tarefa/dom que o Senhor reservou para você? Como tem cumprido seus deveres? 

Atualmente, associamos, na maioria das vezes, o trabalho ao sofrimento/obrigação. Mas não deveria ser assim. 

Ao confiar a São José a proteção dos trabalhadores e a associar o dia do trabalho à uma visão cristã, a Igreja deseja recordar o verdadeiro valor do trabalho. Quando cumprimos, com “fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou”, nos aproximamos de nosso caminho de santidade e nos esforçamos em corresponder a graça de Deus. 

Quantos dons, recebemos de Deus, no simples acordar? Quando partimos rumo ao nosso trabalho, ou em busca de um emprego? A providência divina destina àqueles que se esforçam em honrar o sacrifício de Jesus na Cruz, todos os dias, na fidelidade às obrigações cotidianas. 

A exemplo de São José que acolheu, humildemente, seu ofício a favor da manutenção e proteção da Sagrada Família de Nazaré possamos ser mais pacientes, justos, disponíveis e desapegados de todas as inspirações orgulhosas que possam invadir nossos corações. 

O convite a cumprir nossos deveres de forma fiel e simples permanece. O Espírito Santo deseja nos santificar! 

Confiemos a São José nossos empregos, habilidades, salários e companheiros. Que neste dia dos trabalhadores, possamos relembrar o verdadeiro sentido do ofício. 

São José Operário, rogai por nós!