21/09/2019 08:40

São Mateus Evangelista

A Igreja recorda, neste dia 21 de setembro, a figura de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, que viveu em Cafarnaum, junto ao lago da Galileia. Ele foi escolhido por Jesus para ser um dos Doze que o acompanharam durante sua vida pública.

Mateus era cobrador de impostos, quando foi envolvido pelo chamado de Deus. "Segue-me", disse-lhe o Senhor, e ele, sem hesitar, "levantou-se e o seguiu" (Mt 9, 9).

São Mateus é considerado patrono dos banqueiros e é representado por um livro. São Jerônimo fixou a figura de um homem alado como símbolo de seu Evangelho.

É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como: “Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem.” e ainda: “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

Este apóstolo, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo pelo Evangelho que pode escrever e pelo seu exemplo de um seguimento autêntico, livre e imediato ao Senhor.

Que a exemplo deste santo, possamos buscar um coração disponível e pronto para seguir e acolher os chamados do Senhor!

São Mateus, rogai por nós!