28/01/2020 09:08

São Tomás de Aquino

Hoje celebramos a memória de São Tomás de Aquino: considerado um dos, senão o maior, doutor da Igreja Católica!

Ao lado de São Paulo Apóstolo e de São Agostinho, Santo Tomás de Aquino é uma das colunas mestras da Igreja, em matéria doutrinal e teológica.

Tomás de Aquino nasceu no castelo de Rocaseca, Aquino, Nápolis no ano de 1225, filho do conde Landulf de Aquino e da condessa Teodora de Theate. Aos 18 anos, contrariando a vontade dos familiares, ingressou na Ordem dos Pregadores de São Domingos (Dominicanos).

Conhecido como “doctor angelicus”, viveu uma vida imersa nos estudos; seguidamente perdia a noção do tempo. Sem dúvidas, seus escritos constituem um dos maiores monumentos de filosofia e teologia católicas e seus pensamentos continuam exercendo grande influência nos estudos dos seminários católicos até hoje.

A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar!Através do estudo, São Tomás viveu profundas experiências de amor a Cristo e à Igreja e por isso, é um dos grandes exemplos de sabedoria divina.

Um dos episódios deste santo, é o fato de que, diante do crucifixo,recebeu a seguinte pergunta: “Escreveste bem a meu respeito, Tomás. Que queres em recompensa?”, ele se limitou a responder, com a humildade e a santa pretensão de quem só se satisfaz com o único necessário, o amor de Cristo: “Nada além de ti, Senhor

Que Deus nos conceda, pelo méritos e preces do Doutor Comum, poder imitar na terra as virtudes de São Tomás! Aprendamos a querer apenas o amor de Jesus.

Foi este, aliás, o desejo dele no fim da vida: podendo ele pedir o que quisesse a Cristo, nada lhe exigiu senão: "Somente a vós mesmo, Senhor". Eis a resposta que apenas um coração cheio de sabedoria e enamorado por Cristopode dar.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!