31/05/2021 08:17

Visitação de Nossa Senhora

Assim descreve o Evangelho de Lucas sobre a solenidade que comemoramos neste dia: “Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” 

 

A visita de Nossa Senhora a Isabel, sua prima, acontece depois da Anunciação. Quando anjo revela à Maria que ela seria a Mãe do Salvador, ele também a informa sobre a gravidez milagrosa de sua prima. 

 

Entendendo e se solidarizando pelas necessidades de sua prima, Maria, consciente que carregava em seu ventre um filho, o filho de Deus, parte para a Judeia a fim de prestar serviços à casa de Zacarias. 

 

Maria, em sua humildade, se coloca como serva. Ela decide estar disponível a quem necessita de seus cuidados, escuta com atenção os conselhos de sua prima e leva Cristo — fisicamente e espiritualmente — por onde passa. 

 

A troca de júbilo entre Maria e Isabel é clara: Nossa Senhora carrega Jesus e Isabel gera seu precursor! 

 

Tamanha é a misericórdia de Deus por aquelas mulheres que, Isabel é invadida pela presença do Espírito: Maria transborda o amor de sua conformidade com a vontade de Deus. 

 

¨E aconteceu que, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo; e exclamou em alta voz, e disse: Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre… ̈ (Lc 1, 41-42)

 

Que possamos, como Maria, carregar Deus por onde formos, servindo a quem precisa de nós!