Núcleo Liturgia

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Este é o mais comum dos ministérios em nossas comunidades. Não é uma simples função de distribuir a Sagrada Comunhão nas Missas ou Celebrações da Palavra ou levá-la a doentes e idosos. Este Ministério requer dos seus ministros a função de construir comunhão, promover fraternidade e ter a Eucaristia como centro de sua vida. Para tal função carece uma sólida formação, com uma nítida visão de Igreja e uma participação ativa na comunidade.

Objetivo – Distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, reunidos em Assembléia Litúrgica, ou seja, na celebração da Santa Missa, e também levar a Sagrada Comunhão aos Doentes e Idosos em suas casas, pois estes, na maioria dos casos, estão impossibilitados de estarem presentes nas Assembléias Litúrgicas.

Campo de ação e missão – Distribuir a Comunhão Eucarística na Missa e Celebrações da Palavra; Levar Jesus Eucarístico aos enfermos, idosos, aos que não podem ir recebê-lo junto da comunidade reunida; Presidir a Celebração da Palavra, quando na comunidade não houver Equipe de Celebração; P Cuidar das coisas ligadas à Jesus Eucarístico: Sacrário, âmbulas, cálices, altar, etc... Estar sempre atento para que tudo esteja ordem, bem feito e bem cuidado.