ARQUICONFRARIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM SUFRÁGIO DAS ALMAS

Erigida canonicamente
na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas,
Também conhecida como “Santuário das Almas”, em São Paulo-SP

A Arquiconfraria do Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas foi fundada pelo Padre Victor Jouet, missionário do Sagrado Coração, no dia 31 de maio de 1893, numa capela na Via de Cosmati em Roma e aprovada pelo Papa Leão XIII, no dia 7 de junho do mesmo ano. Iniciada como “Associação”, foi elevada à categoria de Arquiconfraria por Breve de S.S. Bento XV no dia 25 de outubro de 1917, por ocasião da bênção solene da nova igreja do “Sagrado Coração do Sufrágio” de Lungotevere Prati em Roma.

Canonicamente erigida na paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas em São Paulo-SP, no dia 28 de fevereiro de 1951, a Arquiconfraria recebeu, no dia 2 de julho daquele ano, uma carta autografa na qual o Cardeal Motta aprova e recomenda aos fiéis a Arquiconfraria, expressando ao mesmo tempo a esperança que a Igreja Matriz da Ponte Pequena venha a tornar-se um verdadeiro Santuário das Almas.

A Arquiconfraria tem por fim a santificação dos associados através da imitação das virtudes do Coração de Jesus e a oração pelos falecidos, a fim de que todos os que adormeceram no Cristo tenham a felicidade, a luz e a paz, principalmente graças ao sufrágio da Santa Missa.

Vantagens

Ao inscrever-se na Arquiconfraria do Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas, automaticamente o fiel passa a ter direito a três benefícios, a saber:

1. Intenções de missa: Os associados recebem, via correios, uma lista em branco que poderão preencher com os nomes dos falecidos e com outras intenções pelas quais desejam que sejam celebradas missas no Santuário das Almas. O Associado preenche a lista e a envia novamente ao Santuário pelos correios ou através de outro modo que lhe pareça mais fácil. Essas listas são depositadas no altar do Santuário e todas as missas rezadas ali são celebradas por aquelas intenções, que permanecerão no altar por trinta (30) dias. Nesse período celebram-se, normalmente, 2 missas nos domingos, 6 nas segundas-feiras, 1 missa por dia de terça a sexta e 1 aos sábados. Desse modo, em um mês, são celebradas uma média de 52 missas pelas intenções da Arquiconfraria. Caso o associado deseje que suas listas permaneçam por um período maior no altar, deve entrar em contato com o Santuário das Almas.

2. Informativo oficial: Os associados recebem mensalmente, como um presente da Arquiconfraria, nosso boletim oficial intitulado “Mensageiro da Esperança“, através do qual se manterá informado a respeito das atividades da Arquiconfraria, do Santuário das Almas e também receberá material formativo a respeito da fé católica.

3. Missas pelos Associados: Toda primeira segunda-feira do mês, as missas no Santuário das Almas são rezadas nas intenções dos membros da Arquiconfraria, pedindo a Deus que os cumule das graças necessárias ao seu estado de vida e os recompense pelo bem que fazem às Almas do Purgatório e às missões.

Compromissos do associado

Ao se tornar membro da Arquiconfraria, o fiel é convidado à:

1. Oração: Ao se tornar membro, o fiel é incentivado a tomar parte nas orações em sufrágio dos falecidos. É doutrina da Igreja desde sempre que os nossos irmãos que faleceram precisam de nossas orações. Desse modo, nos comprometemos a rezar por eles, sempre. Tanto quanto possível, o associado visite e participe da missa no Santuário das Almas, sobretudo às segundas-feiras, que é quando rezamos comunitariamente a Novena Perpétua pelas Almas. Se não for possível para o associado ir ao Santuário, que na sua oração pessoal não deixe de rezar pelas Almas do Purgatório.

2. Solidariedade: Através da oração pelos Almas, cooperamos com a salvação dos falecidos. Entretanto, somos convidados a cooperar, também, com a salvação dos vivos. Desse modo, cada associado é estimulado a fazer uma doação espontânea a cada mês para as obras missionárias mantidas pela Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Mensalmente, junto com o informativo da Arquiconfraria (“Mensageiro da Esperança”) e com a lista em branco para as intenções da missa, o Associado receberá um boleto pagável em qualquer lugar, até a data do seu vencimento. Nele não há nenhum valor impresso, entretanto, há um valor mínimo de R$ 10,00 (dez reais), que é o exigido pelo banco no ato do pagamento. O Associado, então, preenche o boleto com o valor que quer doar, além desses dez reais. É o Associado quem define com quanto irá colaborar de acordo com suas possibilidades e generosidade.

Inscrição

A condição para a admissão na Arquiconfraria é inscrever-se no seu registro. Isso pode ser feito pela internet, pelos correios ou indo até a secretaria do Santuário das Almas, em São Paulo. Uma vez inscrito, o associado recebe um documento atestando sua entrada na Arquiconfraria (patente de admissão), recebe, também, o livrinho da Novena Perpétua pelas Almas e ganha imediatamente o direito de enviar mensalmente suas intenções de missa para o Santuário das Almas. No mês seguinte ao da inscrição, o Associado passa a receber em sua casa uma correspondência com a lista em branco para se preencher com as intenções de missa, o boletim mensal da Arquiconfraria (“Mensageiro da Esperança”) e o boleto para doação.

Assim, sendo membros dessa grande família que é a Arquiconfraria estaremos colaborando para que a salvação se estenda enormemente, tanto entre os vivos como também entre os nossos irmãos falecidos. Além disso, por meio desse espírito de caridade e por esse desejo pela salvação de todos, nosso coração vai ficando semelhante ao Coração de Jesus. Por isso, não nos cansemos de repetir: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

Pe.Air José de Mendonça, MSC
Diretor da Arquiconfraria