Nossa Senhora do Sagrado Coração

Nossa devoção

A devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração é muito cara aos Missionários do Sagrado Coração, pois está intimamente ligada a sua história e carisma. O que a torna tão singular entre tantas devoções é que sua origem não está associada a uma aparição ou milagre, mas a uma inspiração dada a Padre Júlio Chevalier, quando este buscava honrar Maria de um modo especial.

Este título revela o projeto de Chevalier de promover de todos os modos que estivessem ao seu alcance a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como remédio para os males de seu tempo; É interessante destacar, que o título de Nossa Senhora do Sagrado, segundo os estudiosos da vida de Chevalier, deve ser lido da direita para a esquerda, ou seja, levando-se em conta que trata-se de um título mariano cristocêntrico, onde o centro do título e também da imagem que o representa, será o Coração de Jesus, apontado por Maria como fonte e origem de tudo: “é obvio que na mente de Chevalier havia somente uma devoção central: a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. No entanto, para ele, a Virgem Maria estava inseparavelmente relacionada com o Sagrado Coração de seu Filho. 

Todas as graças, incluídas as graças de estender a Devoção ao Sagrado Coração, vinham do Sagrado Coração através de Nossa Senhora. Para Chevalier, Nossa Senhora era a primeira Missionária do Amor do Sagrado Coração, e a Missionária do Sagrado Coração por excelência. […] A devoção à Nossa Senhora do Sagrado Coração torna-se parte essencial da Devoção ao Sagrado Coração, e um elemento vital do carisma de Chevalier será viver e estender essa devoção.

Após revelar o novo título aos seus companheiros, ele próprio explica o seu significado, resumindo-o em 4 pontos:

Por este título, damos graças e glorificamos a Deus por ter escolhido Maria para formar o Sagrado Coração de Jesus. O texto se refere a formação física do Coração de Jesus como base para posteriores relações:

  • Honramos os sentimentos que Jesus teve para com sua Mãe em seu Coração. A relação de amor entre Jesus e Maria é mútua;
  • Honramos o poder que Jesus lhe deu sobre o seu Coração; Pedimos a Maria que nos guie até o Coração de Jesus como fonte de vida.

E posteriormente acrescenta mais dois pontos:

  • Reparar com NSSC e através dela os ultrajes cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus, e consolar sua dor e amargura através de uma vida mais edificante;
  • Confiar a NSSC a solução de todas as dificuldades, casos extremos e desesperados, tanto em ordem espiritual como temporal.