Nossa Senhora de Loreto: “Concede-nos ó Maria, que possamos um dia, morar na casa do Senhor, contigo, por toda a eternidade!”

Em 2019 o Papa Francisco incluiu a Celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto no Calendário Romano Geral. Hoje, dia 10 de dezembro, temos a alegria de celebrar esta data tão bonita que nos convida a voltarmos nosso olhar à pequena casa onde Jesus viveu.

 

A Casa da Sagrada Família é um lugar de verdadeira alegria! É o local onde o anjo anunciou a Maria que ela estava grávida do Espírito Santo, onde Jesus cresceu e aprendeu com José as técnicas da carpintaria. Ela foi milagrosamente transportada de Nazaré à uma cidade da Dalmácia, e em seguida para Loreto, na Itália.

 

A casa foi levada inicialmente para o vilarejo de Tersarz, em 1291. Ela inexplicavelmente desapareceu de Nazaré e apareceu em uma cidade localizada a milhares de quilômetros. Os alicerces da casa, entretanto, permaneceram no lugar original, com medidas idênticas àquelas da casa que foi transportada.

 

Um dos sacerdotes locais sofria por uma enfermidade a anos, foi curado e recebeu uma visão de Maria que lhe dizia: “Aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré!”. Ele passou, então, a anunciar sobre a Casa da Sagrada Família no vilarejo. Foram diversas as peregrinações de fiéis neste Santo Lugar!

 

A casa foi transportada da em dezembro de 1294, aparecendo desta vez na região de Loreto, na Itália. Foi construída, então, uma Basílica ao redor da Casa da Sagrada Família, que recebe diversas peregrinações há muitos anos e é um dos maiores santuários da Europa.

 

Vários estudos foram realizados, e perceberam que os materiais utilizados para a construção da casa são característicos da Palestina, não podendo ser encontrados na Itália. Além disso, as medidas são iguais às da base que permaneceu em Nazaré.

 

Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós!