Qual o sentido de acendermos uma vela em oração?

Quando pensamos em velas, muitas vezes as relacionamos à Igreja e à oração. Mas qual é o motivo para acendermos velas como católicos? O que elas expressam e porque são tão importantes?

Primeiramente, entendemos que as velas são uma antiga tradição, trazida até os dias atuais, que simbolizam o Cristo que ressuscitou, Aquele que é a Luz do mundo (João 8,12). Ao acendermos uma vela, expressamos nosso louvor à Deus, já que esta é uma forma de honrá-Lo.

A vela acesa representa também a luz da fé, que resplandece nos corações convertidos. Ela simboliza a presença de Deus em nossas vidas e em nossas orações, Sua presença em nosso interior.

Da mesma maneira em que os primeiros cristãos acendiam velas para a celebração da missa e diante do túmulo dos mártires, hoje as acendemos durante a Santa Missa e por todos aqueles que já partiram desta vida.

Especialmente na Capela das Velas, aqui no Santuário das almas, onde as velas acesas continuam essa tradição, nos lembrando de nossos falecidos e de todo o bem que fizeram e luz que espalharam, a verdadeira luz da fé deles, como uma oração silenciosa que diz: “Nós cremos na vida eterna!”.

O sentido de acendermos velas em nossos momentos de oração é, então, nos aproximar do Senhor, criar um ambiente propício, mais calmo e com menos distrações para rezarmos com atenção.

Então este é um convite para você, que antes não considerava o uso da vela em sua oração pessoal algo importante, tentar se utilizar dela nos momentos em que estiver rezando. Não de maneira supersticiosa ou, ainda, desatenta, mas reconhecendo verdadeiramente que Jesus Cristo é a Luz do mundo e usando a vela em união com a tradição da Igreja Católica.