Solenidade da Sagrada Família!

Hoje, dia 26 de dezembro, somos convidados como católicos, a celebrar a Solenidade da Sagrada Família! Neste dia tão especial, somos chamados a nos voltarmos a essa família que é um exemplo para nós cristãos.

 

Comemorada na oitava do Natal, o nascimento de Cristo, essa Festa tem como propósito nos levar a refletir sobre a importância da vivência da fé em um ambiente familiar.

 

Neste dia, contemplamos a simplicidade e o Amor de Deus que verdadeiramente transborda desta família. Testemunhamos o ‘sim’ de Maria à Vontade de Deus, o momento em que ela aceita ser Mãe do Cristo. 

 

Vemos, ainda, o momento em que São José aceita sua missão e recebe Nossa Senhora como esposa e o Menino Jesus como seu filho.

 

Nesse contexto, o Criador se fez Criatura, em sua Grandiosidade, Deus se fez pequeno, se fez homem, para habitar no meio de nós, para viver a experiência de ter uma família.

 

Essa é uma data que nos chama, então, à reflexão. Tomemos um minuto para pensar e refletir se estamos tornando nossas famílias um espaço de diálogo e compreensão ou promovendo discussões e gerando mágoas.

 

Que possamos buscar a oração em família, procurar aprofundar nossa vida espiritual familiar. Buscando, assim, viver a santidade em nossas vidas diárias em união. Como São João Paulo II nos diz: “A família que reza unida, permanece unida”.

 

Entendendo a profundidade desta Solenidade, nos inspiremos na Sagrada  Família, busquemos cultivar um espaço de oração, amor e de crescimento nos ensinamentos de Jesus!

“Jesus, Maria e José, em Vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, confiantes, a Vós nos consagramos” -Papa Francisco