Programação da Semana Santa 2023 na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Sufrágio das Almas

“Viver a Semana Santa é entrar sempre mais na lógica de Deus, na lógica da Cruz, que não é antes de tudo aquela da dor e da morte, mas aquela do amor e da doação de si que traz vida.  A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos doa para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias e “sair” de encontro aos outros, fazer-nos próximos para levar a luz e a alegria da nossa fé.” (Papa Francisco)

Domingo de Ramos  – 02 de abril

Nesse dia recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelo povo que foi ao seu encontro com ramos nas mãos. Somos convidados a reviver esse momento e entrar no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

•  9h00: Benção de Ramos, Procissão pelas ruas do bairro e Missa Solene (concentração em frente à Igreja)
  • 18h00: Missa

Segunda-feira Santa  – 03 de abril

Como é tradição em nosso Santuário, a segunda-feira é o dia de oração em sufrágio dos falecidos. As missas seguem os horários tradicionais de toda semana, acrescidas das celebrações da via-sacra próprias deste tempo.

•  7h00: Missa
  • 9h00: Via-Sacra (dentro da Igreja)
  • 10h00: Missa com Novena Perpétua pelas Almas
  • 12h00: Missa
  • 13h30: Via-Sacra (dentro da Igreja)
  • 14h30: Missa com Novena Perpétua pelas Almas
  • 17h00: Via-Sacra (dentro da Igreja)
  • 18h00: Missa com Novena Perpétua pelas Almas
  • 19h30: Missa com Novena Perpétua pelas Almas

Terça-feira Santa  – 04 de abril

Na celebração da noite desse dia, contemplaremos a participação de Maria, a Mãe das Dores, no mistério da Paixão de Jesus.

• 19h00: Celebração das Dores de Nossa Senhora e Missa

Quarta-feira Santa – 05 de abril

Na celebração da noite desse dia, nos colocaremos com humildade na presença do Senhor e lhe pediremos o perdão dos nossos pecados, para celebrar menos indignamente a Santa Páscoa.

• 19h00: Celebração Penitencial e Missa

TRÍDUO PASCAL

Quinta-feira Santa  – 06 de abril

Nesse dia, pela manhã, somos convidados a participar da Missa Crismal (Catedral da Sé), juntamente com nosso bispo, na ocasião em que são abençoados os Santos Óleos e os padres refazem suas promessas de ordenação. À noite, lembramos a última ceia do Senhor com seus apóstolos, na qual ele institui a Eucaristia como sua presença entre nós até o fim dos tempos, o Sacerdócio, confiando aos Apóstolos a missão de continuar o que Ele mesmo fez no mundo, e o Mandamento do Amor, que nos ensina que devemos lavar os pés uns dos outros, isto é, sermos servidores sempre.

•  10h00: Missa Crismal na Catedral da Sé.
  • 19h00: Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés
  • Após a missa, todos estão convidados a permanecer em adoração ao Santíssimo por alguns instantes.

Sexta-feira Santa – 07 de abril

Dia de Jejum e abstinência de carne. Este é o único dia do ano em que não se celebra a Santa Missa em lugar nenhum do mundo. Recordamos a Paixão salvadora de Jesus com uma celebração na hora em que os Evangelhos testemunham a morte do Senhor. À noite, recordaremos o seu sepultamento.

• 7h00 às 15h00: Adoração ao Santíssimo na capela situada à entrada da Igreja.
  • 9h00: Via-Sacra (dentro da Igreja)
  • 15h00: Adoração da Cruz – Celebração da Paixão do Senhor
  • 18h00: Reflexão das Sete Palavras de Jesus, seguida da Procissão do Senhor Morto e de N. Sra. Das Dores pelas ruas do bairro (trazer velas)

Sábado Santo – 08 de abril

Este é um dia de silêncio. Permanecemos à espera da Ressurreição do Senhor. Pela manhã, com a oração do terço, fazemos companhia a Maria Santíssima, mãe que ainda chora o filho morto. Mas como a morte não tem a palavra final, chegada à noite, nos reuniremos ao redor do fogo novo para celebrar a vitória da Vida, a Ressurreição do Senhor.

•  9h00: Terço da Solidão de Maria (trazer uma flor para ofertar à Nossa Senhora)
  • 18h00: Solene Vigília Pascal (trazer velas)

DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR – 09 de abril

Maior e mais importante festa de todas. Cristo ressuscitou! E Ele está no meio de nós! A nossa comunidade deseja a você e a toda sua família uma feliz e abençoada Páscoa!

• 10h00: Missa
  • 18h00: Missa

Esperamos por você e toda a sua família!

Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós!