Temos a honra de celebrar, neste dia 4 de abril, a lembrança de Santo Isidoro, bispo e Pai dos Concílios, exemplo na busca pela santidade perseverança na vontade de Cristo
Nascido na Espanha, em 560 d.C, tornou-se órfão muito cedo e sua criação ficou como responsabilidade de seus irmãos mais velhos. Por terem recebido de seus pais uma ótima e eficaz educação cristã, conseguiram transpassar esses ensinamentos ao pequeno Isidoro. E como fruto dessa educação, quatro dos filhos seguiram o caminho do Senhor.
Em meio a dificuldade, investiu em seus estudos e acabou se tornando um dos homens mais cultos, sendo reconhecido pela Igreja como mestre. Escreveu livros sobre as particularidades do ser humano, sobre agronomia, medicina, teologia e até economia doméstica.
Ordenou-se sacerdote e foi capaz de honrar as vontades do Pai em sua vida. Assumiu o cargo de Bispo de Sevilha, e exerceu esse chamado por quase 40 anos. Portanto, era um homem altruísta, de jejum e oração. Como Bispo de Sevilha, amava em intensidade o povo ao qual cuidava.
Sua missão girava em torno de buscar a salvação de todas as almas, fazendo com que as pessoas se edificassem. O Santo Espírito realizou um lindo trabalho através de Santo Isidoro na conversão dos judeus espanhóis e dos visigodos arianos.
É considerado o Pai dos Concílios pois presidiu dois deles: o II Concílio de Sevilha e o IV Concílio de Toledo. De ambos saíram leis muito importantes que guiariam a Igreja.
Sentindo que o momento de sua morte estava próximo, decidiu distribuir todos os seus bens aos pobres e pediu perdão pelos seus pecados publicamente. Comungou uma última vez e, em oração aos pés do altar, ali faleceu.
Que sua caminhada possa servir de exemplo para a vida de santidade que estamos buscando. Peçamos a intercessão de Santo Isidoro nas dificuldades e tribulações surgidas de uma vida cristã.
Santo Isidoro, rogai por nós!