Vida Pastoral
Pastorais
Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7)
É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. As pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.
O ofício dos acólitos consiste em ajudar o celebrante nos serviços do altar durante a missa ou celebração da palavra, sendo ele essencial para o bom andamento da celebração
O serviço do acólito e do coroinha leva às crianças e adolescentes a oportunidade de participarem de uma pastoral que tem como principal objetivo servir o próprio Cristo por meio do sacerdote.
A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.
Preparação todo segundo sábado do mês.
É preciso fazer a inscrição na Secretaria Paroquial.
É responsável pela formação das crianças e adolescentes em sua iniciação cristã, preparando-os para a vida em comunidade e, na participação nos Sacramentos da Iniciação Cristã. A finalidade última da catequese é colocar as pessoas não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo.
A catequese é oferecida aos sábados a partir das 15h00 com previsão de uma hora de duração.
Os adultos são, no sentido mais amplo, os interlocutores primeiros da mensagem cristã. Deles depende a formação de novas gerações cristãs, pelo testemunho da família, no mundo social e político, no exercício da profissão e na prática de vida e da comunidade. A Catequese com Adultos trabalha por uma catequese de transformação na qual suas principais missões estão em:
– Reforçar a opção pessoal por Jesus Cristo;
– Promover uma sólida formação de leigos levando em conta o amadurecimento da fé;
– Estimular e educar para a prática da caridade, solidariedade e transformação da sociedade;
– Ajudar a viver a vida da graça, alimentados pelos sacramentos;
– Dar respostas às dúvidas religiosas e morais de hoje.
Catequese personalizada para adultos.
Horários e situações especiais devem ser conversados na Secretaria Paroquial.
Nossos jovens se reúnem sempre aos sábados das 17h30 às 18h30.
Os encontros procuram ajudar os jovens a viverem intensamente, do jeito deles, a fé.
O leitor é um membro da comunidade a quem foi confiado o serviço de aprofundar e detectar o dinamismo, o mistério e a força da Palavra de Deus, para poder proclamá-la na assembleia litúrgica. O leitor cristão deve se sentir responsável pela palavra que proclama na assembleia, para a edificação da comunicação. Sua missão é tornar presente Jesus Cristo, ser profeta, pregador e anunciar a Boa Nova aos irmãos e irmãs que escutam e louvam o Pai. É Cristo vivo que pela voz do leitor que convida os ouvintes a viver o memorial de sua vida, morte e ressurreição com vistas à conversão e a salvação.
Este é o mais comum dos ministérios em nossas comunidades. Não é uma simples função de distribuir a Sagrada Comunhão nas Missas ou Celebrações da Palavra ou levá-la a doentes e idosos. Este Ministério requer dos seus ministros a função de construir comunhão, promover fraternidade e ter a Eucaristia como centro de sua vida. Para tal função carece uma sólida formação, com uma nítida visão de Igreja e uma participação ativa na comunidade.
Objetivo: distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, reunidos em Assembleia Litúrgica, ou seja, na celebração da Santa Missa, e levar a Sagrada Comunhão aos Doentes e Idosos em suas casas, pois estes, na maioria dos casos, estão impossibilitados de estarem presentes nas Assembleias Litúrgicas.
A Pastoral do Canto Litúrgico tem a função de motivar e animar a comunidade nas celebrações Litúrgicas. Na liturgia, o canto une as pessoas, anima e dá vida à celebração. O canto e a música na liturgia devem ter bem claro o princípio fundamental formulado pelo Concílio Vaticano II: “…a música sacra será tanto mais santa, quanto mais intimamente estiver ligada à ação litúrgica…” (SC 112c). Na linguagem bíblica e litúrgica, canto se associa ao Espírito Santo, e espírito tem relação com sopro, vento. O Espírito de Deus suscita em nós o “som”, a vibração correta, que nos faz pensar e sentir em uníssono com o próprio Deus.
Sua essência é promover o acesso à informação, bem como sua produção, levando para toda a comunidade, paroquial e diocesana, o testemunho de vida cristã, a doutrina da Igreja e a Boa Nova de Jesus Cristo.
A Pascom tem como objetivos, evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social. E ainda, através de meios de comunicação, manter os fiéis informados de tudo que acontece na Comunidade Paroquial.
Em formação.
Todas as quartas-feiras é servido o café aos moradores de rua sob a supervisão das Irmãs Fraternidade “O Caminho”. Um serviço sério, desapegado e de muita evangelização.
Movimentos
Os membros de nossa comunidade têm a oportunidade de receber uma visita muito especial, uma vez ao mês! Trata-se das Capelinhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que passam nas casas, permanecendo um dia inteiro.
Para você também receber esta grande graça, entre em contato conosco!
É um grupo de leigos que partilham do carisma do Pe. Júlio Chevalier e se envolvem na medida de suas possibilidades na missão exercida pelas Congregações que partilham esse mesmo carisma.
Todo primeiro sábado do mês às 16h, o grupo do terço dos homens se reúne para rezar no Santuário, a oração do Santo Terço.
É um momento de fraternidade e espiritualidade de um grupo que quer apresentar a Deus os nossos pedidos e orações.
Membros da Família Paroquial
No equilíbrio entre oração e trabalho, as missionárias realizam diversas atividades sociais, principalmente ligadas aos mais pobres, marginalizados, moradores de rua e presidiários.
Maiores informações em:
https://www.instagram.com/fraternidadeocaminho/?hl=pt-b
Mantida pelas Associação das Damas da Caridade. Celebra-se a Missa lá todo sábado às 9h00.
Endereço: R. Vitor Airosa, 259 – Luz, São Paulo – SP, 01107-020
Telefone: 11 3227-5102
Governamental, sem fins lucrativos ou econômicos. Desde 1988 atua junto a pessoas de baixa renda que possuem seus direitos violados, conferindo a esta população o papel de protagonista social.
Desenvolve trabalhos na área da moradia, também com trabalhadores informais e pessoas em situação de rua.
Endereço: Rua Dom Rodó, 140 – Ponte Pequena | 01109-080 – São Paulo – SP – Brasil
Telefone: 11 3322-8604
Mais informações em: http://gaspargarcia.org.br/
Faça parte você também!
Quer saber mais em como participar?
Entre em contato e ajude-nos a levar o Evangelho para o mundo.
Social
Grupo de voluntários que, todo domingo, às 7h00, oferece o Café da Manhã no Centro Pastoral aos irmãos e irmãs que estão em situação de rua.
Grupo de auxílio na luta por moradia. Reúne-se mensalmente no Salão Paroquia.
Acompanha famílias carentes somente do território paroquial. Também distribui cestas básicas. Consultar agenda para saber maiores informações.
A equipe de eventos tem como foco trazer momentos de alegria e descontração para toda a comunidade realizando eventos para todos estarem juntos, como a Festa do Padroeiro, os Dias do Pastel, entre outros.